A prefeita reeleita em Cardoso Moreira (RJ), Geane Vincler- União e a vice-prefeita Neriete Navarro tiveram os diplomas cassados por abuso de poder político e econômico nas eleições de 2024. A decisão foi publicada na tarde desta quinta-feira (30) pelo juiz da 141° Zona Eleitoral de Italva, Rodrigo Pinheiro Rebouças.
Além disso, com a decisão, Geane se torna inelegível por oito anos.
A sentença foi resultado de uma Investigação Judicial Eleitoral proposta pela candidata a vereadora na cidade, Ângela Braga. Segundo trechos da decisão, Vincler teria comprado votos por R$ 800, além de ter feito ameaças e intimidações a adversários, utilizando veículos e funcionários da prefeitura para a suposta coação.
Trecho da decisão
Ante o exposto, julgo parcialmente procedentes os pedidos formulados na inicial para:
a) CONDENAR GEANE CORDEIRO VINCLER pela prática de abuso de poder político, na condição de Chefe do Poder Executivo Municipal, à CASSAÇÃO DO DIPLOMA DE PREFEITA, por força do art. 22, XIV, da LC n.° 64/1990;
b) Por ter sido beneficiada pelo abuso de poder político, DECRETAR A CASSAÇÃO DO DIPLOMA DE VICE- PREFEITA DE NERIETE NAVARRO ALVES;
c) Em razão da prática de ato caracterizado como abuso de poder político, DECLARAR a INELEGIBILIDADE de GEANE CORDEIRO VINCLER nos 8 (oito) anos subsequentes à eleição em que se verificou (06/10/2024).

blogdolorenzini.com
Informa para transformar




Deixe um comentário