Em uma cidade perto daqui, há alguns anos foi feita uma eleição para o conselho diretor de um importante clube, de vasto patrimônio e tradição regional.
Era tão importante que os conselheiros ganhavam salários e podiam aumentar esses salários como quisessem uma vez por ano. Eles também faziam o orçamento do clube para o ano seguinte, na casa de milhões, já que o clube tinha mais de 50 mil sócios que pagavam uma mensalidade altíssima. Era muito dinheiro em ação!
Pois bem, de 4 em 4 anos os sócios escolhiam os 13 conselheiros, era tão importante como a eleição municipal.
Os candidatos gastavam grana na campanha, faziam santinhos, discursos, reuniões e até comícios, pois ser conselheiro era o grande sonho e pra isso valia tudo, como aliciar o eleitorado, prometer cargos no clube, pagar contas de luz e água, arrumar lugar na fila das consultas, ajudar em internação, patrocinar para falarem bem só deles, falar mal dos concorrentes, dar eletrodomésticos de presente e até ignorarem os candidatos a presidente do clube em seus vídeos, como se a campanha não precisasse dele, também eleito na mesma época do conselho, uma corrida sempre disputadíssima, como a de prefeito, sendo muito difícil igualmente.
Cada candidato a presidente do Peteca Clube tinha seus grupos de candidatos a conselheiros, como os partidos políticos. E muito dinheiro era investido, mas os pré-conselheiros gostavam de trair seus patronos, quando eleitos logo se esqueciam do presidente derrotado e pulavam pro lado do novo presidente eleito ou reeleito.
Todos diziam que fariam diferente dos anteriores mas faziam pior e à cada ano os sócios falavam, é o pior conselho de todos os tempos, e nada mudava. Na campanha tinha candidato que dizia amar seu presidente, mas que os sócios podiam ficar à vontade para escolher o candidato à presidência que quisessem numa flagrante infidelidade e mostra de interesse puramente em se eleger, que se danasse o cabeça de chapa.
E assim durante décadas o clube viveu naquele sistema até que um dia, o clube fechou as portas, acabou o conselho , acabou-se o alvoroço das eleições do conselho, e a cidade nunca mais foi a mesma sem o melhor clube da região, sem as piscinas olímpicas, saunas, quadras de peteca, campos de futebol e os bailes de todos os finais de semana.

blogdolorenzini.com
Informa para transformar




Deixe um comentário