A noticia a seguir causa apreensão e questionamentos: como será o futuro de uma nação em que a metade não saberá somar, diminuir, multiplicar e dividir, as operações básicas da Matemática?!? De onde virão os engenheiros, comerciantes, arquitetos, calculistas, enfim todas as profissões que dependem do simples ato de fazer uma conta? Se o país não reagir, vamos sair do 3º mundo para o 5°, enquanto os outros avançam, o Brasil retrocede. É uma tragédia nacional. Confira a reportagem a seguir:
Apenas 27% dos estudantes brasileiros alcançaram o nível 2 de proficiência em Matemática no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa). Na avaliação, esse é o nível mínimo de aprendizado. Isso quer dizer que mais de 70% das crianças e adolescentes do país não sabem o mínimo desse importante componente curricular.
A média entre os países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) é de 69% – o que significa que o Brasil está cerca de três anos atrasado em matemática em relação à média dos países da OCDE
Para o gerente pedagógico da Aprende Brasil Educação, Carlos Henrique Wiens, os índices são preocupantes.
“Para que um país se desenvolva, é preciso ter pessoas pensantes e inovadoras, pesquisadores, indivíduos que tenham autonomia e condições de resolver problemas do cotidiano, do dia a dia. E a matemática contribui muito nesse sentido”, afirma.
Ele explica que os dados do Pisa podem significar que o desenvolvimento do Brasil, como um todo, não está sendo e não será satisfatório no curto prazo.


blogdolorenzini.com
Informa para transformar






Fonte: Portal Terra
Deixe um comentário