Ao Brasil estão reservadas as mais brilhantes páginas da Historia dos Povos, porque, mais que nenhum outro país, pelos seus inúmeros feitos êle bem merece.(continua após publicidade).





No concerto dos povos, já estamos cansados de presenciar os altos e baixos, quando não da fraqueza de seus dirigentes, pelos menos das diversas circunstancias que a Economia determina, que a Política dirige, que a Instrução exige.
Os países europeus sofrem de surménage; pensam e executam os planos das conquistas em pleno seculo XX; tramam a guerra ás ocultas; fundam doutrinas politicas para que possam de alguma fórma mudar o rotinismo das monarquias e das republicas; estadelecem planos de comercio que são verdadeiras arapucas internacionais, pois o que favorecem na troca de dinheiro, fica muito aquem do justo valor da mercadoria recebida. Neste particular, sofre o Brasil que vê sua exportação aumentada formidavelmente, emquanto tambem formidavelmente, vê a conversão em libras, muito inferior ao que em outra época.
País rico, ainda longe de ficar exausto com o contrabandeamento de suas riquezas, durante 4 séculos, é o ponto de convergência dos olhares aguçados dos que lá föra sofrem da falta de muita coisa que possuimos e que mal sabemos aproveitar.
Não é possivel que se faça um saque em nossa casa porque isto aqui não é Abissinia; e, para contraporem ao paradoxal espirito de nacionalidade do brasileiro, julgam os estrangeiros judeus ou não que só uma coisa poderá enfraquecer o espirito irriquieto do brasileiro: o Comunismo
Alugam meia duzia de máus brasileiros, imbue-nos de honrarias e no-los mandam como agentes do crédo vermelho.
Aqui, procuram êles subverter a ordem com o anxilio de antigos companheiros; o povo é fácil prêsa julgam êles porque êle sofre e dar-lhe-emos remédio; porque tem fome e dar-lhe-emos pão; porque vive massacrado por leis terriveis e instituições que se não coadunam com espirito materialista da séculos XX e dar-lhe-emos liberdade; porque o povo vive em sua Patria com direitos limitados, emquanto o estrangeiro vive á sombra das leis brasileiras e então dar-the-emos terra.
E o comunismo vive em sua terra sob o látego do Estado que lhe dá parca alimentação; e o comunismo vive em sua terra sob o terror dos fuzilamentps e das barbaridades legais; e o comunismo vive a lutar com o Estado para que êle não lhe tire o último metro de terra útil afim de que possa ao menos plantar batatas…
BRASILEIROS! Nascemos debaixo de um regi- me. Mau ou bom, respeitemo-lo.
Amemos a liberdade infinda de nossos ares que um límpido céu anil cobre; a:nemos o trabalho pro- digioso e fecundo que tornará o Brasil grandioso e feliz; amemos a terra que nos viu nascer, porque nunca vere- nos um País como este», segundo Bilac.
Tiremos de nossa idéia a pretenção de sermos felizes algum dia, com o Comunismo, porque ele não dá a felicidade onde nasceu e onde e implantado.

blogdolorenzini.com
Informa para transformar
Fonte A Gazeta/Florianópolis/SC 16/05/1936

Deixe um comentário