A partir do mês que vem, a Ponte Rio-Niterói contará com um sistema de cobrança de pedágio “free flow” já em operação pelo Grupo CCR desde o mês de março na Rodovia Rio-Santos, entre Itaguaí, Mangaratiba e Paraty, no Estado do Rio de Janeiro. Continua após publicidade.




A testagem consiste em uma tecnologia que elimina a praça dos pedágios, dando mais fluidez ao trânsito.

A cobrança das tarifas para carros, caminhões, ônibus e motos na Ponte Rio-Niterói seguirá o mesmo formato utilizado na BR-101.
Com isso, os motoristas não precisarão reduzir a velocidade nem parar para pagar a tarifa.

A estrutura é composta por pórticos equipados com câmeras e antenas capazes de identificar os veículos e realizar o débito.
A identificação do veículo pode ser feita através de uma tag de cobrança de pedágio instalada no carro ou pela placa do veículo.
E a não realização do pagamento acarretará em uma infração grave de trânsito, conhecida como evasão de pedágio, conforme previsto no artigo 209-A do Código de Trânsito Brasileiro, com multa estipulada em R$ 195,23.
Para os veículos equipados com as tags de cobrança, o valor do pedágio será debitado automaticamente, semelhante ao que ocorre nas cabines de cobrança automática.
Para aqueles sem a tag, será necessário realizar o pagamento em até 15 dias corridos por meio dos canais digitais da concessionária da rodovia ou de forma presencial em uma das bases operacionais.
A EcoPonte ainda divulgará como será feita a cobrança do sistema “free flow” na Ponte Rio-Niterói.

blogdolorenzini.com
Informa para transformar
Fonte: Diário do Rio
Deixe um comentário