Assoreamento dos rios Você sabe o que é? O que pode causar?

O assoreamento é um fenômeno natural causado pelo acumulo de sedimentos (terra) que interfere no curso de rios, córregos e lagoas.(continua após publicidade).

O assoreamento também pode causar ou intensificar as enchentes. Contudo, a ação humana tem agravado esse processo, principalmente pela produção e não destinação adequada de resíduos como lixo, entulho e esgoto, que, transportados pelas chuvas ou ventos, acabam depositados nos fundos dos rios.

A remoção da vegetação nas margens dos rios (mata ciliar) também favorece a erosão do solo e agrava o assoreamento.

Além de dificultar a navegação e tornar os rios mais rasos, o assoreamento também pode causar ou intensificar as enchentes, pois o volume de água e a sua área de escoamento em tempos de cheia dos rios provocada por chuvas são alterados.

Em áreas urbanas, essa pratica tem conseqüências dramáticas e, além do impacto ambiental, pode ocasionar graves perdas materiais e mortes.

Uma das soluções para evitar esse fenômeno é o reflorestamento das áreas próximas às margens de cursos d’água para impedir a entrada de sedimento nos rios. Conter os processos erosivos das matas ciliares é outra forma de prevenir e frear o assoreamento.

Os piores índices encontrados pelo estudo se localizam nos centros urbanos ,que são: falta de tratamento de esgoto, lançamento ilegal de efluentes industriais e desmatamento desenfreado.

Somos todos culpados e não damos conta que uma árvore plantada junto ao ribeiro pode mudar a nossa história de imundações e desastres ambientais !

blogdolorenzini.com

Informa para transformar

Deixe um comentário