Ferrovia F-118 a importância desse projeto em 2023 para o Estado do Rio

O transporte de produtos agrícolas, minério de ferro e petróleo entre o Rio de Janeiro e o Espírito Santo não será mais o mesmo após a construção da ferrovia F-118. Afinal, esse projeto ambicioso visa escoar a produção do Porto de Açu passando pelo Porto de Ubu. Todavia, em reunião recente com o presidente da república, o governador do Rio de Janeiro apontou a obra como um dos principais projetos de 2023.(continua após publicidade)

Acesse unig.br
Acesse unig.br
22 3847 2164

Dessa forma, a tendência é que ele receba maior atenção e logo saia do papel para colocar em prática um dos modais de logística mais eficientes do Brasil. Ademais, as ferrovias ainda vivem uma certa precariedade que precisa ser revista. Portanto, esse novo projeto ruma em favor de uma forma econômica de transporte de cargas e de passageiros.

Afinal, são previstos investimentos na casa dos R$8,7 bilhões para o desenvolvimento das obras. Ademais, essa grande obra que ligará os estados da região sudeste ofertará milhares de empregos, favorecendo a economia regional.

Dessa forma, o investimento na Ferrovia F-118 que passa por Macaé, vai colocar o Brasil na vanguarda da logística e transporte de passageiros, a modelo da Europa. O governador Claudio Castro citou ainda que a construção da ferrovia tem apoio do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e viabilizará o escoamento do grande Porto de Açu. Ainda segundo ele, os grandes portos no mundo todo só conseguem ter uma logística adequada com o auxílio de ferrovias.

A construção da ferrovia F-118 ainda tem muitos benefícios regionais. Em primeiro lugar, é uma obra que promete gerar mais de 6 mil empregos diretos e indiretos. Dessa forma, o primeiro benefício é social, visando geração de emprego e renda em um momento de difícil recolocação no cenário mundial.

Em segundo lugar, o transporte por esse meio garantirá uma arrecadação de impostos em torno de R$457 milhões para a União. Ou seja, será mais dinheiro para investimento nacional e o país só tem a ganhar com essa nova infraestrutura.

blogdolorenzini.com

Informa para transformar